Plantão da Beleza: Beleza por um fio "FORMOL NÃO"

Beleza por um fio "FORMOL NÃO"

"FORMOL NÃO"
Não restam dúvidas de quanto o formol é prejudicial à saúde do profissional e da cliente. Mas o que dizer da aparência do cabelo submetido a essa química?
Os estragos provocados pela substância no organismo são muitos, mas não os únicos. Há também os danos ao cabelo. Sim, no lugar da tão sonhada cabeleira lisa e linda, o formol resulta em fios partidos e opacos. “Além dos aspectos toxicológicos, o formaldeído atua como agente plastificante da fibra capilar. Isso ocorre por meio de uma reação química que gera a estrutura característica de um plástico”,

O que isto significa para a cliente? “Perda de elasticidade e flexibilidade do fio. Assim, com o enrijecimento, qualquer esforço brusco ao manusear o cabelo pode causar a quebra prematura da fibra”, detalha o especialista, que emenda: “Até atos simples como pentear e escovar quebra os fios com formaldeído. Durante o sono, o peso da cabeça sobre as fibras acelera os processos de fratura”. Os danos não param aí. “Acontece ainda desidratação, pois o filme criado pelo formaldeído é hidrofóbico, ou seja, repele a água. Dessa forma, o equilíbrio hídrico da fibra em função da umidade relativa do ar é prejudicado, levando ao ressecamento ao longo do tempo”, completa.

Segundo o químico, nos primeiros momentos a cliente pode até adorar o resultado, mas após alguns dias perceberá o cabelo seco, quebradiço e sem movimento.

Solução radical
Com tantos estragos, como tratar os fios? “Não existem processos
para hidratar um cabelo com formaldeído. Como a superfície se torna hidrofóbica, ocorre um processo de deformação das cutículas que lacram a entrada das substâncias presentes nos cosméticos no córtex capilar”.

Para piorar, não se consegue remover o formol.
“Ocorrem ligações covalentes, irreversíveis. Só existem três soluções pós-formaldeído: aguardar o crescimento do cabelo e cortá-lo, esperar a quebra da haste ou, caso o fio seja mais grosso, remover camadas cuticulares superficiais para amenizar o efeito, melhorando a elasticidade e flexibilidade da fibra ao longo do tempo”.

Gente existe tantos jeitos de se ter um cabelo bonito sem precisar exagerar , com metodos bem mais saudaveis e menos prejudiciais , por isso pense bem antes de usar FORMOL não vale a pena na hora ate fica lindo mais depois, depois, hum só Deus sauva.


11 comentários:

  1. Ain amiga eu faço escova progressiva e ela contêm a porcentagem permitida pela anvisa, essa tb é prejudicial a minha saúde?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. infelismente sim todos que passam por esse processo quimico tem a possibilidade de ter algunha conseguência futuramente mais isso não quer dizer que todo mundo vai ter problema com isso mas é bom evitar

    ResponderExcluir
  3. eh
    tenho medo dessas coisas, mas queria uma escova dessas ai q deixasse meu cabelo realmente liso, pq ele eh ondulado e sho faz abaixar volume essas escovas progressivas, marroquinas, etc.

    depois me responde ;*

    ResponderExcluir
  4. obrigada por responder me... agora vc poderia dá outras dicas do que se pode alisar o cabelo q naum venha agredi los, ha também já usei alisantes e detonaram com meus fios!
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Adoreiii, esse post foi muito produtivo.


    beijinhoss

    ResponderExcluir
  6. Ótima matéria! Bem esclarecedora.
    bjs
    Catita

    ResponderExcluir
  7. é eu faço escova progressiva e sei bem o que eh isso!porem o relaxamento também da um efeito negativo!!entao se tiver outra dica para abaixar o volume de quem tem muito cabelo tambem agradeceria!!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Também amei seu blog... Obrigada por está me seguindo, fiquei muito feliz...Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Você conhece a escova progressiva LA GRACE? Ouvi falar maravilhas, mas confesso que tenho medo. Tenho cabelos crespos e tingidos de loiro, já fiz algumas progressivas, mas o efeito passa rápido... ando de mal com meu cabelo ultimamente....rsssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *