Plantão da Beleza: Tintura permanente, temporária e tonalizante: qual a diferença? Venha saber mais.

Tintura permanente, temporária e tonalizante: qual a diferença? Venha saber mais.

Quando o assunto é pintar o cabelo as dúvidas são muitas ,tenho recebido muitas perguntas sobre coloração de como; escolher a tintura certa , a tinta não ficou da cor desejada ou não tingiu os brancos, o tonalizante é menos agressivo? essas e outras perguntas sobre qual o melhor produto para tingir os fios por isso resolvi criar esse post para dar uma esclarecida sobre a diferença entre e tintura permanente,tintura semi permanente e  tonalizante.


TINTURA PERMANENTE
O que é/como age:
Contém água oxigenada e amônia, que conseguem penetrar na cutícula do fio e retirar uma boa parte dos pigmentos originais para depois fixar os corantes da nova cor.
Variações: luzes, reflexos e mechas são nomes de técnicas que usam pó descolorante (pelo mesmo princípio, a água oxigenada elimina o pigmento natural do cabelo, produzindo um clareamento de até sete tons), ou então, a própria tintura permanente no tom desejado para as mechas.
Em casa ou no salão? No salão, de preferência. Em casa, o risco de os cabelos ficarem manchados é grande.
Vantagens: Promove as mudanças mais radicais (a tintura-creme escurece ou clareia até quatro tons acima ou abaixo da cor original) e dura por tempo indefinido -- para eliminá-la, é preciso ir cortando os fios ou ir tingindo por cima.
Desvantagens: A manutenção é a parte mais delicada. Geralmente, todo mês já é preciso retocar as raízes. Quem alisa os cabelos não pode escolher esse tipo de tingimento. É que os compostos ativos dos dois processos químicos não combinam entre si. Como é o tipo de tintura que mais agride os fios, para que os cabelos fiquem bonitos é importante fazer um banho de creme mensal e usar condicionadores leave-in (sem enxágüe) e finalizadores com fórmulas acrescidas de silicone, para ajudar a proteger os fios.                         
Tintura permante, sãos as tintas normais disponíveis no mercado: Maxton, Koleston, Garnier, L'oréal, entre outras.



TINTURA SEMI-PERMANENTE
O que é/como age: O melhor exemplo é o xampu tonalizante. Contém basicamente água oxigenada, mais pigmentos artificiais e agentes de tratamento, depositando a nova cor na superfície dos fios sem quase alterar a estrutura capilar, retirando bem pouco dos pigmentos naturais. O resultado é um realce no tom natural ou o chamado tingimento tom-sobre-tom, que deixa um reflexo da coloração escolhida sem eliminar a cor base do cabelo. A grande diferença se comparado ao tonalizante é cosmética. Como ele faz espuma, tem muita gente que acha mais agradável usá-lo. Algumas marcas, no entanto, criaram alguns tons de xampu tonalizante com nuanças clareadoras, capazes de clarear até dois tons. Estes produtos, que não são a regra, têm, assim, uma pequena dosagem de amônia, composto que irá abrir as cutículas para descolorir, permitindo um leve clareamento.
Em casa ou no salão? Tanto faz. Em casa também pode ser aplicada com sucesso.
Vantagens: Devido à pouquíssima quantidade de amônia, estraga menos do que as tinturas permanentes e quase nunca provoca reações alérgicas.
Desvantagens: A coloração vai saindo com as lavagens. Para quem lava os cabelos a cada dois dias, a durabilidade costuma ser de um mês. Se feita sucessivamente, o cabelo tende a ressecar.




TINTURA TEMPORÁRIA, Tonalizante
O que é/como age:
Também chamada de tonalizante ou rinçagem.
Tonalizante: Nunca tem amônia, só oxidante (água oxigenada) e pigmentos da nova cor. Portanto, como ela não abre a cutícula dos fios, age só na superfície. Isso significa que jamais pode ter poder clareador. Os produtos disponíveis no mercado são em geral em forma de bisnaga com emulsionante (contendo água oxigenada misturada a agentes que tratam os cabelos). Com ela é possível intensificar a cor natural dos cabelos ou escurecê-los dando nuanças de moda, como os chocolates, acobreados, avermelhados, além de acrescentar um brilho extra.
Rinçagem: Não tem oxidante nem amônia, por isso o seu poder de cobertura é mínimo e tampouco clareia (óbvio!). O efeito é rapidíssimo. De 4 a 6 lavagens, já sai tudo. Serve para realçar a cor natural e dar um reflexo muito sutil das cores da moda (achocolatados, acobreados, avermelhados).
Variações: As novíssimas canetinhas, géis coloridos e máscaras para cabelo também podem ser classificadas como tintura temporária.
Em casa ou no salão? Dá para ser bem sucedida em casa mesmo.
Vantagens: As mulheres mais ansiosas podem partir para uma nova cor a cada dez ou quinze dias, já que, com as lavagens, a coloração vai saindo completamente.
Desvantagens: Oferece muito mais brilho do que as colorações permanentes.

Espero ter esclarecidos muitas dúvidas , aguardo os comentários ok.
 



28 comentários:

  1. Adorei conhecer mais sobre essas diferenças queridas! confesso que não sabia, hehe...

    E Muito Obrigada por estar seguindo a Vitrine! É um prazer te ter por lá! Já sigo aqui tbm ^^

    Tudo de bom Querida, Beijão!

    JCFS ^^
    http://fashion-vitrine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Si, realmente eu ñ sabia desses lances da coloração e olha q eu já pintei mto o cabelo... Hj estou na minha cor natural, o preto natural... Mas eu já fui loira, ruiva, já tive cabelos acobreados, achocolatados e violeta... Tbm já fiz mechas... Enfim...

    Como eu te disse, eu comprei uma coloração permanente a cor castanho claro, mas ainda ñ usei, é pq eu pretendo tirar os decoloridinhos nas pontas sem corta-los... Eu ñ qro mais cortar o cabelo esse ano...

    Adorei as dicas e a enquete já está lá no blog para vc votar... Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber sobre tinturas, eu fiz californiana, ficou lindo,ainda näo pintei a raiz,mas valeu as dicas!!!!
    beijoos

    ResponderExcluir
  4. Oi Simara, obrigada pelo carinho.
    Adorei seu blog e adorei também as dicas.
    Já estou seguindo c/ certeza.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oii queridaaa..td bemm !
    Adorei o post, eu nao sei nada sobre estas diferencas, muito bom se informar =)
    beijinhoos

    ResponderExcluir
  6. Oi Simara
    Postagem muito boa, tirou a dúvida de muita gente, com certeza. Nunca pintei meus cabelos, já fiz luzes algumas vezes mais em salões. Jamais me arriscaria fazer um procedimento destes.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oii, adorei seu post, eu não sabia das diferenças não!!!
    beijuuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Si querida, na verdade é uma opção para dar uma quebrada no loiro, continuando loira! Deu pra entender... Hhahahah!
    Sua matéria esta ótima.
    Bjs
    Lucy

    ResponderExcluir
  9. Ah amiga tu sempre me tira muitas duvidas.......adorei.
    E sobre o chalerada, eu fiquei doida aqui sem entender, tive que perguntar, sou curiosa demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijossssssss linda.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! É muito importante estar por dentro das diferenças!
    bjss

    www.blogdajupenedo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi mana!
    Vim aqui mais pra tirar uma dúvida msm! Sabe oque é.. tenho planos de pintar minhas madeixar.. só que... Quero uma cor mais clara tipo.. a lá Beyoncé, entende? Sou morena como ela... Mas tô miot insegura quanto as mexas mais claras.. O qe vc me recomenda mana! Bjo e desde já agradeço pelo helpy!

    ResponderExcluir
  12. Ah depois q comecei a pintar eh so tinta msm rss ainda mais com loiro kkkkkkkkk bjao e boa sorte p mim no sorteio \o/ rss t+

    Aninha
    http://ananerym.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oie Lindona!!
    Nossa seu post esclareceu minhas dúvidas!
    Obrigada pelo carinho no meu blog!
    Beijokas!!
    http://sereiabonita61.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não fazia idéia de quase nada sobre tinta para cabelo, usei tonalizante só pq a mãe dizia q sai com o tempo, muito legal teu texto, minha enteada vive me perguntando as coisas mês passado ela me perguntou sobre tintas de cabelo agora sei como explicar para ela.
    Beijos!
    http://foiamamaequefez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Não fazia idéia de quase nada sobre tinta para cabelo, usei tonalizante só pq a mãe dizia q sai com o tempo, muito legal teu texto, minha enteada vive me perguntando as coisas mês passado ela me perguntou sobre tintas de cabelo agora sei como explicar para ela.
    Beijos!
    http://foiamamaequefez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi. recomendei esse post em meu blog. Tudo bem?
    http://pudimengorda.blogspot.com/2010/11/muitos-links-da-semana.html

    ResponderExcluir
  17. olá!!Gostei do teu blog, vou seguir.
    Espero tua visita no meu tb.

    http://momentodamoda.blogspot.com/

    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o post...
    Meus parabéns

    http://colorindoavidacomesmaltes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. oi linda legal poder mudar o visual assim né beijos simara

    ResponderExcluir
  20. Nossa
    seu blog tah lindooo
    ja estamos seguindo
    siga o nosso tambem
    lambidadovampiro.blogspot.com
    bjinhos...
    Mistery Girls

    ResponderExcluir
  21. Oiee amei o blog esclareceu bastante coisa, so tenho uma duvida...
    Tenho muita vontade de pintar os cabelos de vermelho intenso, mais não quero arriscar com tinta permanete... sou branquinha, e meu cabelo esta com luzes da metade para baixo ainda, fica da mesma tonalidade da tinta??
    obrigado beijão

    ResponderExcluir
  22. meu e-mail: alexia-mendonca@hotmail.com
    brigadão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *